Fale com o especialista

Pergunta: Uma cachorra esta prenha, magra e esta saindo um liquido verde-escuro da vagina dela a mais ou menos 2 dias, o que esta acontecendo com ela, isso é normal? Pergunto, pois nunca tive uma cachorra. Ela é uma cachorrinha de Rua.

Resposta: Olá Prezada, boa tarde!
Neste caso o ideal é levar ao veterinario.
Att, 
Dálgia Leite


Pergunta: Meu cachorro acaba de completar 8 meses, aos 6 foi castrado e logo depois apresentou irritações na pele e muita coceira, foi diagnosticado como alergia, melhorou, mas não parou totalmente e resolvi ir atras de uma segunda opinião, e foi sugerido realizar o exame de raspado de pele para verificar o demodex! Minha dúvida é...Se todo cão possuí naturalmente demodex em sua flora, como é feito o exame (a citologia) para identificar que se trata de sarna demodecica? Grata

Resposta:

Segue um material redigido por um de nossos especialistas:

A Demodicose ou Sarna demodécica  é uma dermatopatia de origem parasitária, causada pelo ácaro Demodex canis ( no cão) e Demodex cati ( no gato).

É a doença parasitária mais comum em cães. A transmissão ocorre nos primeiros dias de vida pelo contato da mãe com o filhote, no ato de mamar , das regiões mentoniana, perioral , periocular  e podal do filhote com a pele da mãe.

Todo animal possui em sua flora normal de pele o ácaro Demodex em pequena quantidade, sendo totalmente assintomático, visto que seu organismo é capaz se manter e controlar este ácaro e manter o mesmo em população normal.

Agora ter o ácaro em sua flora não significa cursar com a doença clínica, ou seja a Demodicose ou mais conhecida como Sarna Demodécica.

Apenas o exame parasitológico de pele (EPP) revelará se o animal está com a doença ou não.

Animais que apresentarem pelo menos 1 ácaro adulto nesse exame são positivos para a doença , ou seja, estão em CRISE ou SURTO da doença, e deverão ser tratados individualmente á critério do Veterinário que optará pelo melhor protocolo terapêutico de acordo com sua idade , raça.. O TRATAMENTO DA CRISE NÃO É DEFINITIVO. Pode o animal vir a cursarnovamente com a doença, se permanecer alguma causa de base ou adoecer , por exemplo

A doença se manifestará sempre em situações ou períodos de baixa de imunidade do organismo: convalescência, cio, gestação, em filhotes (SURTO JUVENIL), ADULTOS e idosos COM DOENÇAS CRÔNICAS ( SURTO ADULTO) e/ou com o uso prolongado de esteróides.

A doença é uma GENODERMATOSE. O que ditará se o cão apresentará a doença é a presença de um GENE. 

Por isso, um animal positivo para Demodicose já é motivo para não cruzá-lo, castrá-lo e retirar seus pais da reprodução, afim deevitar a disseminação da doença e evitar a imunodeficiência nos períodos de cio.

Dra. Andrea F. Nagelstein

WWW.PELEPET.BLOGSPOT.COM

https://www.facebook.com/pelepetdermatologistaveterinario

Mande sua pergunta: