Fale com o especialista

Pergunta: Olá, tenho um filhote maltês de 2 meses e meio, ele já esta bem esperto, já sabe fazer suas caquinhas no jornal, mas tem um lugar que ele ama fazer xixi...que é o centro da minha sala. Repreendo ele toda vez que isso acontece, mas ele ama aquele lugar. Como fazer ele parar com isso? Como ensinar de forma correta?

Resposta:

Bom dia!

Antes de tudo é preciso entender que, para ter sucesso no treinamento de cães, é essencial saber como funciona a mente deles. O aprendizado dos cães é baseado em associações, feitas por meio de tentativas, erros e acertos. Uma associação que gera um resultado positivo e prazeroso para o cachorro fica fixada de forma intensa na memória, e tende a ser repetida até se tornar um hábito. Por exemplo, se ele ganhar um petisco todas as vezes que fizer xixi no lugar certo, vai tentar acertar cada vez mais. De forma contrária, uma associação que gera um resultado negativo para o cachorro tende a ser abandonada e esquecida. É por isso que o treinamento com recompensa (petisco, "muito bem", brinquedo ou carinho) é muito mais produtivo do que o treinamento com punição.

É importante frisar que a associação só acontece como desejada se a causa e o efeito distarem entre si de no máximo poucos segundos. Ou seja, só adianta recompensar ou reclamar com o cão durante ou logo imediatamente após o ato. Se passar mais tempo, o cachorro fará a associação (positiva ou negativa) com o próximo evento qualquer que vier a seguir. Em outras palavras, não adianta nada, absolutamente nada o dono brigar com o cachorro quando chega a casa e encontra um xixi no lugar errado. O cachorro vai associar a bronca com a chegada do dono e não com o xixi no lugar errado.

 

 Obrigada pelo contato.

 




Pergunta: OLA BOM DIA.. OUVI FALAR MUITO BEM DO TRABALHO DE VOCES. GOSTARIA DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE GIARDIA CANINA. MINHA CADELA COM 5 ANOS CONTRAIU A MESMA, FEZ O TRATAMENTO CUROU-SE FOI VACINADA E DEPOIS DE 10 MESES CONTRAIU NOVAMENTE, FOI COMEÇADO O TRATAMENTO NOVAMENTE COM FENZOL, ALBENDAZOL, SECNIDAZOL, GIARDIACID, METRONIDAZOL, ANITA E OUTROS NAO TEVE CURA, PARAMOS DE TRATAR UM BELO DIA VI O COCO DELA BEM DIFERENTE CONSISTENCIA NORMAL SEM CHEIRO CONVERSEI COM O MED VET, MANDAMOS PARA O LABORATORIO DEU NEGATIVO UMA SEMANA DEPOIS COMEÇOU DIARREIA MANDAMOS NOVAMENTE AO LABORATORIO DEU POSITIVO AGORA COMEÇAMOS A TRATAR NOVAMENTE MAS SEM MUITO EXITO. O QUE PODERIA ESTAR ACONTECENDO? QUAIS OS RISCOS DA GIARDIA? (MORTE) O QUE VC PUDER ME EXPLICAR FICO NO AGUARDO AGRADEÇO DESDE JA

Resposta: Olá Gabriela, 

Em primeiro lugar agradecemos o teu contato.
Referente a este assunto o que aconselhamos
é a procura de um veterinário, pois somente ele vai poder
solucionar este problema.
O que tu pode fazer é podes fazer de diferenta é procurar uma segunda opinião.
Att,
Dálgia Leite

Mande sua pergunta: