Fale com o especialista

Pergunta: Oi, Tenho um schnauzer de 4 meses, e a poucos dias ele começou a fazer xixi quando chego e no meu colo, Como faço para ele parar ? Obrigado!

Resposta:

Felipe
Esse tipo de problema é comum em cães jovens e/ou inseguros, e se apresenta como aquele xixi que o cachorro faz quando vê alguém de quem gosta e respeita muito. Às vezes a demonstração é de forma eufórica , em excesso.  De um jeito ou de outro, esse tipo de xixi é um gesto de submissão muito cordial no mundo dos cães. Em outras palavras, é um sinal de que o cachorro aceita a liderança da pessoa em questão.
Esse tipo de comportamento vai diminuindo aos poucos até acabar por completo, à medida que o Pet vai crescendo e sentindo mais confiança em si mesmo e no novo ambiente. A melhor maneira de lidar com isso é  ignorar o fato, sem brigar e também sem tentar confortar o  Pet.

Obrigada pelo contato.

Pergunta: Bom dia. Em nov/2012, adotei uma cadelinha, que estava com aproximadamente 06 meses. Logo descobri que ela estava com cinomose. Fiz o devido tratamento e hoje ela está curada, mas permanece com uma pequena sequela. Mês que vem, chega o novo cachorrinho que eu adotei, mas já com todas as doses de vacina. Já limpei o ambiente várias vezes com clorifina e outros produtos. Mesmo assim, corre o risco do novo cachorrinho pegar a doença? Agradeço desde já.

Resposta:

A infecção pelo vírus da cinomose é enzoótica no mundo inteiro, com a doença ocorrendo com a maior freqüência em cães jovens não vacinados, esquema vacinal inadequado ou mesmo com vacinas comerciais de baixa qualidade. Se o outro animal da casa foi tratado e posteriormente vacinado, além de ter sido feita a desinfecção do ambiente de forma adequada já que o vírus é facilmente destruído por desinfetantes e muito sensível a as condições ambientais de temperatura e radiação solar. Não vejo problemas em introduzir um novo animal na casa, desde que, para maior segurança, ele já esteja com todo protocolo vacinal completo, ou seja, com as três doses da vacina importada.

Mande sua pergunta: