Dachshund

História:

Apesar de ser conhecido como o levado cão salsicha, este cãozinho brincalhão e de aparência engraçada, também é uma criatura destemida e corajosa, sem contar ser um ótimo caçador de texugos, coelhos e raposas. A palavra Dachshund em alemão significa cão texugo. Por ter um longo nariz, parece ser mais um Terrier do que um sabujo. Cães com este formato estão nas paredes dos templos do antigo Egito. Também foram encontradas antigas estatuetas em pedra e argila de cães semelhantes ao Dachshund no México, Grécia, Peru e China. As primeiras miniaturas de cães teckels foram obtidas pelo cruzamento entre Terriers e Pinschers com os Dachshunds mais leves e menores.

Temperamento: são ativos e inteligentes, as vezes um pouco encrenqueiros. Apesar do seu pequeno porte é um excelente cão de guarda de alerta, pois tem um latido alto e forte. São afetuosos e devotados, ótimos para se tornarem perfeitos cães de companhia.

Tamanho: 26cm a 37cm, dependendo da variedade peso padrão até 9kg. Anão até 4kg, miniatura até 3,5kg.

Pelagem: Existem seis raças distintas de Dachshunds pelo liso, pelo longo, pelo duro, padrão e os tamanhos em miniatura.

Cores: Fulvo, amarelo, mosqueados ou não, preto e fogo, arlequim.