Exótico

Indicação: Companhia

Temperamento: Ativo, meigo, dócil, inteligente, silencioso, extremamente carinhoso e brincalhão. É muito afetivo também com crianças. Os exemplares desta raça são como os cães: apegam-se ao dono e os seguem pela casa toda. Têm a natureza terna, quieta e afetuosa. Raramente miam, são calmos e leais.

Características físicas: Pode ser confundido com o Persa, pois é um verdadeiro Persa de pêlo curto e cara achatada. Trata-se de um gato pesado (em média, entre 4 e 6 quilos), compacto, de ossatura forte, cabeça grande e redonda, olhos redondos e grandes bem espaçados, orelhas pequenas, arredondadas e posicionadas bem separadas, patas curtas e fortes, cauda curta e arredondada na ponta, pelagem sedosa. O charme é o narizinho botão colocado entre os olhos grandes, redondos e de cor intensa. Encontrado em todas as cores e padrões, num total de 95 variedades.

Historia

Surgiu nos EUA na década de 60, do cruzamento de Persas com gatos de pêlo curto. A intenção era obter um gato que tivesse o temperamento e tipo de um gato Persa, só que com uma pelagem de mais fácil manejo.