Siamês

Indicação: Companhia

Temperamento: É extremamente dócil, adora ficar no colo e gosta muito do contato com o dono. Por serem afetivos são interativos com os donos e as crianças da casa, além de muito inteligentes. Há relatos de Siameses que aprenderam a usar o vaso sanitário de suas casas.

Características físicas A principal característica do Siamês é a cor ponteada, ou seja, a intensidade da cor é maior nas pontas (cabeça, patas e cauda) e menor no corpo. Corpo alongado, longilíneo, fino e atlético. Seu pelo é extremamente curto, denso e fechado. A cor dos olhos deve são de um profundo azul-cobalto. Cabeça de cunha longa em formato triangular, crânio e nariz formando uma única linha reta, sem stop, alto do crânio arredondado, queixo forte, orelhas largas e abertas.

Historia

A raça teve origem no antigo Reino do Sião, atual Tailândia, e os primeiros exemplares chegaram à Inglaterra no fim do século XIX. Os primeiros Siameses eram gatos robustos e arredondados que muito diferenciam dos longilíneos de hoje. O novo padrão foi desenvolvido no fim da década de 40 na Inglaterra e, logo após, nos EUA (anos 1950). O padrão moderno foi introduzido no Brasil ao final dos anos 70 pela criadora Anne Marie Gasnier.